Veruska Marques • 28 set 2018 • Adobe Education Curriculum
"A “Criatividade” é a palavra mais pesquisada no LinkedIn, principalmente em busca de um profissional..." disse Ben Forta, Diretor Sênior de Iniciativas Educacionais da Adobe, quando defendeu, no Grande Encontro da Educação, a criatividade, como uma característica importante para o desenvolvimento do aluno, e ainda, a colocação desse profissional no mercado de trabalho no futuro.
Muitas escolas possuem ainda o hábito, ou cultura de trabalhar “materiais recicláveis” para elaboração de atividades “criativas” em suas salas de aula, festas e até em datas comemorativas, em que os familiares dos alunos participam. O que as Instituições de Ensino se esquecem, é que as ferramentas à disposição dos alunos, hoje em dia, são as mais diversas, desde o uso de programas pagos, até programas gratuitos para o desenvolvimento de atividades curriculares. A Adobe é um belo exemplo disso.
A criação de vídeos, de postagens, e de sites para divulgação de um trabalho em uma instituição de ensino, ou para postar conteúdos de valor, já é uma atitude esperada por essa nova geração. Muitos não assistem mais a televisão procurando conteúdo para distração, ou compram jornais para se atualizarem das novas notícias e atualidades. Assistem conteúdo direcionado e postado muitas vezes em sites específicos, ou em ferramentas como o YouTube. O conteúdo presente na internet, não tem que ser apenas para visualização, mas para aprendizado e desenvolvimento individual e/ou coletivo.
O professor e a instituição de ensino, entram nessa etapa, durante a produção e o direcionamento, com o incentivo e a orientação na produção de materiais. A atividade de aprendizado direcionada pelo professor, pode ser uma atividade interativa mais interessante, fácil de realizar e criativa.
A Adobe possui algumas ferramentas que, pessoalmente, já ajudei na utilização e criação de atividades para a escola, e os usuários foram crianças e adolescentes de diversas idades. Spark possibilitou a criação de vídeos de forma simples e prática, levando a criança a desenvolver atividades em diversas disciplinas, tais como - Idiomas, onde o aluno colocou sua fala em prática. Disciplinas como História e Geografia, discussões com ilustrações importantes e valiosas sobre diversos assuntos, em Ciências e Biologia, as imagens e explicações, puderam facilmente virar pequenas aulas sobre o estudo da vida. Agora, em Matemática e outras disciplinas com cálculos, um vídeo de 30 segundos, pôde explicar um contexto de forma mais simples que um longo texto.
O uso de Photoshop e do Illustrator, pode vir agregar ainda mais, no desenvolvimento de imagens e montagens, igual as colagens que faríamos recortando palavras importantes de textos, mas com segurança e a metodologia inovadora do uso das ferramentas Adobe.
A lição de casa é uma atividade antiga e muito discutida nos meios Educacionais. A lição feita em casa é importante para que os alunos assimilem, guardem o que foi trabalhado em sala, enfim muitas indagações sobre a efetiva atuação desse método no dia a dia dos alunos já foi abordada em diversos momentos. Entretanto, o ponto a ser discutido, é, se, as atividades sendo elas em sala de aula, ou em casa, precisam ser atividades interessantes e com objetivos claros, ou apenas um momento de manter uma criança ocupada.
A evolução tecnológica traz muitos desafios, estamos em uma revolução industrial que transformará não apenas o mercado de trabalho, mas o Educacional também. A quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, representa o que podemos dizer que é uma mudança de paradigmas e não uma etapa do desenvolvimento tecnológico, e o Ensino sentirá seus impactos, tanto quanto outras diferentes áreas da sociedade. Da mesma forma que existem profissões hoje, que não existiam ontem, amanhã teremos as mesmas surpresas.
As Instituições de Ensino precisam se preparar, preparar seus alunos e seus profissionais para o futuro, para as entrevistas super criativas das melhores empresas e para os novos desafios proporcionados por essa mudança radical no mundo real.
O desenvolvimento é certo, está acontecendo, e sim, precisamos necessariamente estar preparados para ele. As ferramentas que eram um imenso enigma para nós há alguns anos atrás, agora, são ferramentas simples e de uso diário, e em muitas situações ferramentas imprescindíveis para a finalização de uma atividade. Então, permita-se!
Conheça mais ferramentas da Adobe, liberte-se do desenvolvimento de atividades comuns e traga a tecnologia para sua sala de aula. Seus alunos agradecem!