Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Pesquisa revela que necessidade de certificação profissional nas universidades aumentou de 5% para 17%

Kaly Camargo • 27 set 2024 • Adobe Education Curriculum

Pesquisa revela que necessidade de certificação profissional nas universidades aumentou de 5% para 17%

Pesquisa revela que necessidade de certificação profissional nas universidades aumentou de 5% para 17%

Profissionais que saem das universidades com certificações de softwares como Adobe e Autodesk chegam a receber até 30% a mais de remuneração e tem as chances de opções de vagas aumentadas. ENG DTP & Multimídia está apta no Brasil e fazer de qualquer centro de ensino superior um polo certificador destes grandes players da tecnologia.

 

                A ENG DTP & Multimídia, empresa com quatro décadas de experiência em transferência de educação tecnológica, realizou importante pesquisa com 20% dos participantes do Maior fórum de educação superior da América Latina, o Fórum Nacional de Ensino Superior Particular, realizado pelo SEMESP, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, que aconteceu dias 18 e 19 de setembro em São Paulo.

               A pesquisa realizada com 230 participantes do evento entre a alta direção das Instituições de Ensino Superior do Brasil, chegou à conclusão de que houve mudança na necessidade de maior preparação profissional vinda diretamente de dentro das universidades, além da formação tradicional. “São muitas as vantagens de certificações profissionais para um profissional que busca se colocar no mercado de trabalho no setor de tecnologia, em especial para os criativos que utilizam ferramentas como Microsoft, Adobe e Autodesk, para realizarem suas atividades, e entre estas vantagens está uma maior remuneração”, explica Álvaro Venegas, fundador e CEO da ENG DTP & Multimídia. Os profissionais certificados chegam a receber 30% a mais nos seus postos de trabalho.

                Tratando-se de uma evolução na preparação dos profissionais, a necessidade das certificações dentro das universidades começa a tomar fôlego nesta década e, enquanto apenas 5% dos envolvidos neste processo, entre alunos e corpo docente, enxergavam esta necessidade numa pesquisa realizada na Edição do FNESP de 2023, hoje, já são 17% deste público que percebe a necessidade das certificações já dentro da universidade, complementando a formação. “Trata-se de uma tendência mundial trazer as certificações profissionais para perto dos estudantes, tornando-os mais competitivos quando chegam ao mercado de trabalho, inclusive internacional, já que as certificações têm validade em todo o Mundo, abrindo ainda mais oportunidades.” explica Venegas.

ENG multiplica instituições certificadoras

           Atualmente qualquer centro universitário brasileiro pode oferecer junto com a formação de seus alunos, as certificações profissionais de ferramentas indispensáveis ao exercício de diversas atividades, como Microsoft, Autodesk, Apple, Adobe, IT Specialist Institute, Unity, PMR, Cisco e outras.

            Para que as instituições de ensino superior do Brasil possam se tornar Certificadoras Internacionais (já que as Certificações têm valide internacional) dos maiores selos de ferramentas tecnológicas para educação no Mundo, a ENG DTP & Multimídia será a representante destes grandes players de softwares levando para dentro das instituições todo o processo necessário para as realizações das provas que podem ser realizadas em português.

Uma grande vantagem é que não há necessidade para as IES de novas contratações, reformas e aquisições de equipamentos: usam-se laboratórios de informática já existentes, e o corpo docente faz da aplicação dos Exames de Certificação, uma atividade curricular.

 

Adobe traz para o Brasil o projeto Parceria com as Universidades

              Visando atender esta alta demanda por certificações e aumentar a relação dos alunos e professores com seus produtos, a Adobe lançou no Brasil em agosto o programa Parcerias com Universidades Adobe, focado em incrementar a criatividade nas universidades públicas e privadas, Institutos Federais, Secretarias de Educação dos estados e Ministério da Educação.

              Com foco na atualização docente, a Adobe oferecerá cursos, workshops e eventos nas instituições universitárias já abordando os novos recursos de Inteligência Artificial para uso em aulas presenciais, híbridas ou EAD, bem. Também faz parte do projeto Parceria com Universidades a oferta gratuita de dimensionamento e boas práticas de licenciamentos de software Adobe para laboratórios privilegiando professores e alunos das áreas de Comunicação, Design e Desenvolvimento de Games.

             "Este projeto já foi testado em outros países, e trouxe uma nova dinâmica às instituições de ensino superior, que passaram a apresentar altos índices de matrículas na medida em que alunos passam a entrar mais facilmente no mercado de trabalho nacional e até mesmo internacional", destaca Simone Lourenço, diretora da ENG DTP & Multimídia. O projeto Parcerias com Universidades da Adobe já foi realizado nos Estados Unidos, Austrália, Índia, China (Hong Kong e Macau), Nova Zelândia, Paquistão, Coreia do Sul e Colômbia.    

Gostou deste conteúdo?




 

 

Kaly Camargo

Kaly Camargo

Kaly Camargo | Comunicóloga com formação em Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, em 2000. Trabalha desde 1998 em Assessoria de Imprensa com ênfase em estratégias de Comunicação com abrangência estadual e nacional. Foi autora vencedora do TOP de Marketing e Vendas da ADVB/SC nos anos de 2011, 2013, 2020, 2021 e 2023.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design