Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Correção de dados utilizando o Power Query

Roberta Grigorio • 18 ago 2020 • Microsoft Power BI

Power BI: Correção de dados utilizando o Power Query

Em um conjunto de dados é normal encontrarmos erros. Em alguns casos, esses erros podem ser facilmente corrigidos de forma manual. No entanto, em casos em que há milhares de erros entre os dados, a correção completa seria trabalhosa e demorada.

Para exemplificar, podemos sugerir uma situação em que uma data de compra errada foi inserida e repetida centenas de vezes durante a análise de vendas mensal em uma planilha. O trabalho e o tempo que seriam gastos poderiam ser irrecuperáveis. A fim de evitar essas situações, o Editor do Power Query é uma ferramenta indispensável do PBI, pois permite a correção automática de dados em frações de segundos. Veja como no seguinte passo a passo.

Para seguir este Post, baixe o arquivo ZIP, contendo as duas planílhas de excel, para que você posssa replicar aexperiência: [ Baixe o ZIP ]

Acessando o Editor do Power Query

Antes de identificarmos os eventuais erros que podem estar presentes em nosso conjunto de dados é necessário abrir o Editor do Power Query. Lá, podemos visualizar, analisar, alterar e corrigir nossos dados.

  1. Abra seu Power BI desktop

 

 

  1. No menu “Página Inicial” selecione “Obter dados”

 

 

Os dados do usuário instantaneamente carregados no PBI, que além de permitir a visualização dessas informações, também permite a alteração ou correção desses dados.

 

  1. Escolha o formato da sua fonte de dados (.xlsx,.csv,.xml,.txt)

 

 

 

O PBI permite o acesso de diversas fontes de dados com os mais variados formatos: .xlsx,.csv,.xml,.txt. Também permite o acesso bancos de dados na nuvem e dados da web.

 

  1. Selecione seu arquivo desejado

 

 

  1. Caso seu arquivo possua mais de uma tabela, selecione a tabela desejada e em seguida clique em “Carregar”

 

 

O PBI sempre exibe os dados antes de serem carregados, para que o usuário possa se certificar que está carregando os dados corretos.

 

  1. Após carregar os dados, no “Relatório” selecione ”Transformar dados”- Você será direcionado para o “Editor do Power Query”

 

 

Há outra forma de acessar o Editor do Power Query:

  1. Após selecionar a tabela desejada, clique em “Transformar Dados”

 

Esse atalho é uma forma mais rápida de acessar o Editor do Power Query, uma vez que o usuário será automaticamente direcionado ao Editor do Power Query, sem precisar carregar primeiro os dados, como mostrado no caso anterior.

Corrigindo os dados no Editor do Power Query

     O exemplo a seguir mostra uma tabela de análise de vendas. As colunas mostram os nomes dos vendedores, data de venda, total de vendas e o estado de atuação de cada vendedor. Perceba que há um erro ortográfico na palavra “Pernanbuco”. Há uma maneira simples e prática para corrigir esses dados e substituí-los por “Pernambuco”.

  1. Selecione o valor que deseja corrigir/alterar




  2. Com o botão direito do mouse selecione “Substituir Valores”

 

 

  1. Em “Substituir por” escreva o valor corrigido e em seguida clique em “OK”

 

 

 

  1. Todos os valores serão automaticamente corrigidos

 

 

  1. De maneira semelhante, o mesmo pode ser feito para alterar outros formatos como: data, número inteiro, moeda, porcentagem, número decimal e científico. Veja o exemplo a seguir.

 

 

A data 15/06/2015 será substituída pela data 20/06/2015. De forma análoga ao exemplo anterior o usuário pode selecionar apenas um dos dados que deseja substituir.

 

  1. Em “Substituir Valores” a data será modificada

 

 

  1. Em “Substituir por” a nova data será 20/06/2015

 

 

  1. Perceba que todas as datas 15/06/2015 foram automaticamente substituídas pela data 20/06/2015 

 

Também podemos utilizar essa correção para substituir vírgulas e pontos que separam casas decimais em um conjunto de dados. Veja o próximo exemplo: todos os números estão com suas casas decimais separadas por pontos e precisamos substituir por vírgula.

 

  1. Selecione qualquer número

 

 

  1. Com o mouse direito selecione “Substituir Valores”

 

 

  1. No campo “Valor a Ser Localizado” precisamos digitar o ponto ‘.” para que todos os pontos sejam substituídos. Em seguida no campo “Substituir por” digitamos a vírgula “,”

 

  1. Todos os pontos foram substituídos por vírgulas automaticamente para separar as casas decimais dos valores

 

Dessa forma, podemos rapidamente alterar/substituir valores sem precisar recorrer a correção do arquivo original. Imagine ter que corrigir todos os erros em planilhas de excel com milhares de informações. O PBI não só gera relatórios dinâmicos e acessíveis como também possibilita a correção automática desses dados.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Roberta Grigorio

Roberta Grigorio

Graduanda em Engenharia na EEL-USP. Atuando em tecnlogias como: Excel, Matlab, Scilab, Polymath e Power BI.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design