Amauri Bekesius • 05 nov 2024 • Microsoft Power BI
Além da análise de dados que vimos em artigos anteriores um detalhe interessante é quando conseguimos mostrar esses dados ou novas análises em uma história em tela.
Por exemplo: uma pergunta do tipo: em se tratando de atualizar estoque para venda de produtos, qual o produto que devo estocar mais e qual o produto que devo estocar menos e por quê?
Realmente uma pergunta um tanto complexa, porém, de posse da base de dados e alguns cálculos podemos chegar a algumas conclusões exibindo assim essas conclusões em narrativas. Com esses detalhes poderemos extrair informações valiosas para nossas projeções.
Passo 1:
Estando no Power BI e “carregando” nossa base de compras referente ao ano de 2023, iremos definir alguns cálculos como:
Imagino que com esses cálculos poderemos chegar as conclusões conforme necessidades citadas acima. Segue as medidas DAX:
Total de Compras = sum(Fato_Compras[Quantidade])
Produto que mais foi adquirido = MAXX(ALLSELECTED(Fato_Compras[Produto]), [Total de Compras])
Comprador que mais adquiriu produtos = CALCULATE(MAX(Fato_Compras[Nome Comprador]),TOPN(1,ALL(Fato_Compras[Nome Comprador]),[Total de Compras]))
Estado que mais comprou = MAXX(ALLSELECTED(Fato_Compras[ESTADO]), [Total de Compras])
Estado que menos comprou = MINX(ALLSELECTED(Fato_Compras[ESTADO]), [Total de Compras])
Não entrarei aqui nos detalhes das medidas apenas uma exibição e caso necessitarem utilizar no seu dia a dia é só copiar, ok?
Passo 2:
Nossa história depois dos cálculos desenvolvidos e colocados em alguns gráficos começa com uma narrativa que em resumo tem as informações e uma leitura com bom entendimento.
Ao passo que realizamos nossos filtros o texto permanece, porém, as informações (em azul) da nossa narrativa se altera automaticamente:
Conclusão:
Storytelling no Power BI é uma habilidade poderosa que transforma seus relatórios de dados em histórias envolventes. Quando cria uma narrativa bem estruturada, não apenas torna os dados mais fáceis de entender, mas também torna a análise de dados uma experiência mais agradável. Arte de saber contar “histórias” com dados de forma descomplicada, porém organizada!
O objetivo é fazer com que ao verem o relatório, o dashboard, tenham uma fácil leitura e entenda exatamente a história que você quer contar. Claro que nesses estudos, devemos nos concentrarmos em históricos de acordo com seu segmento de trabalho, aqui são pequenos exemplos para que possam se inspirar.