Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI Free - Proteção de acesso a dados e dashboards

Roberta Grigorio • 22 set 2020 • Microsoft Power BI

Power BI Free - Proteção de acesso a dados e dashboards

O Microsof Power BI acompanha tendência, e oferece Proteção a Dados e Dashboards disponibilizados através da WEB, inclusive em sua Versão Free.

A era digital não só revolucionou o jeito como nos comunicamos, mas também mudou totalmente nossa relação com as informações compartilhadas. Para muitos, estar conectado virou um sinônimo de necessidade, e quando o assunto é informação, basta uma fração de segundos para termos acesso as mais variadas notícias em tempo real de forma prática e acessível.

Toda essa liberdade e agilidade oferecidas pela mídia digital exigem certa cautela, uma vez que há informações que precisam de sigilo e não podem ser facilmente compartilhadas como: contas bancárias, declarações fiscais, contratos comerciais, informações sigilosas de empresas e corporações, dados de clientes, banco de dados, entre outros. Nesse contexto, é imprescindível o uso de senhas para garantir a segurança e integridade dessas informações.  

Já imaginou conseguir proteger seus dados de forma prática, segura e ainda de graça? Pensando na segurança dos dados de seus usuários, especialmente os relatórios publicados na web, o PBI (Power BI da Microsoft) oferece uma forma simples e prática de inserir senhas e restringir o acesso de Dashboards, vamos ver alguns exemplos onde seu uso é indispensável.

O gerente do setor varejista da empresa REFORMA LAR precisa avaliar o desempenho de seus funcionários em um determinado período. A empresa oferece serviços nos seguintes estados: Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará.

Tendo em vista o potencial que o Power BI oferece para elaborar relatórios, o seguinte Dashboard foi compartilhado com todos os funcionários da empresa. Ele possui alguns indicadores para avaliar o desempenho dos funcionários como: um cartão com o total de vendas, um gráfico de funil com o valor de vendas de cada funcionário, uma tabela para facilitar a visualização por funcionário, Treemap para a avaliação por estado, um indicador com o valor médio de vendas e um cartão com o valor total.

 

 

No entanto, nem todos os funcionários têm acesso ao Power BI em suas máquinas, sendo necessário a publicação na web para a visualização desse relatório de vendas.

 

 

A fim de garantir a segurança e a integridade dos dados financeiros da empresa, o gestor criou um usuário geral com três letras e uma senha com três dígitos para que todos os funcionários tivessem acesso ao Dashboard apresentado.

 


Caso algum usuário tente acessar o Dashboard de vendas com a senha incorreta a seguinte mensagem aparecerá na página Login.


 

E os visuais serão automaticamente bloqueados na página do Dashboard.

 

 

Com o usuário correto, a página Login apresenta uma mensagem para acessar a página do relatório.

 

 

Os visuais são instantaneamente desbloqueados e o acesso da página do relatório de vendas é liberado.

 

Acesso

 

Uma senha única de três dígitos para todos os funcionários pode não ser uma solução segurança para os dados, já que as chances de a senha ser descoberta por outros usuários são maiores. Entretanto, há uma maneira alternativa de inserir o usuário: podemos adicionar uma lista suspensa com diferentes usuários.

Dessa maneira, cada funcionário pode ter um usuário e uma senha específica.

 

 

Caso o usuário ou a senha não seja corretamente inserida, a mesma mensagem aparecerá na página Login.

 

E como visto anteriormente, os visuais são bloqueados instantaneamente.

 

 

De maneira semelhante ao exemplo citado anteriormente, com os usuários e suas respectivas senhas corretamente inseridas, os visuais são desbloqueados.

 

 

Sendo assim, cada usuário possui uma senha e pode acessar individualmente o relatório.

 

Acesso

 

Os relatórios gerados no PBI podem ser protegidos de diversas maneiras, vamos avaliar outro exemplo: Carlos é um micro empreendedor e possui uma loja de brindes personalizados: cadernos, chaveiros, camisetas e garrafas PET. Ele oferece serviço de entrega e precisa avaliar a logística de suas vendas. Ele possui dois funcionários, cada um utiliza um veículo com um determinado consumo médio de quilômetros por litro de gasolina. Durante o mês de maio Carlos observou um aumento na demanda de pedidos domiciliares e queria avaliar os gastos com o transporte de seus produtos.

A seguir foram registrados o consumo médio do carro de Carlos e seus funcionários.

 

 

A tabela de produtos com seus respectivos preços também foi registrada.

 

 

Com o ID e o endereço dos clientes, é possível saber a distância da loja de Carlos, até o local de entrega do produto. 

 

 

Sua loja se encontra na região metropolitana de Santo Amaro, tendo em vista o preço variável do litro de gasolina por dia os seguintes registros foram avaliados:

 

 

Carlos, com a ajuda de seus funcionários, construiu um relatório de gastos e protegeu seu relatório com o auxílio de uma senha de seis dígitos (duas sequencias de três dígitos). Dessa forma, apenas ele e seus funcionários têm acesso ao seu relatório.

Na página Login, o funcionário pode selecionar seu usuário com sua respectiva senha.

 

 

Caso o usuário insira incorretamente a senha, a mensagem “Insira login e senha válidos” aparecerá na página Login.

 

 

 

E todos os visuais serão automaticamente bloqueados na página do relatório.

 

 

Com usuário e senha corretos, aparecerá uma mensagem indicando onde o usuário deve clicar para ser direcionado para a próxima página.

 

E os visuais são automaticamente desbloqueados na página do Relatório de Logística

 

 

Além da segurança, Carlos e seus funcionários puderam avaliar seus gastos com transporte no mês de maio. Como podemos observar o produto que mais vendeu foi o chaveiro, Moema foi a região onde seus produtos foram mais vendidos e Carlos foi quem mais vendeu durante o mês avaliado. Podemos observar que PBI é uma ferramenta completa: além de gerar relatórios dinâmicos com visuais integrados, ele ainda oferece segurança durante a publicação dos dados de seus usuários.

 

Acesso

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Roberta Grigorio

Roberta Grigorio

Graduanda em Engenharia na EEL-USP. Atuando em tecnlogias como: Excel, Matlab, Scilab, Polymath e Power BI.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design