Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Como criar a animação ‘carrossel’ interativa no Adobe XD

Isabela Scussel • 23 mar 2021 • Adobe Xd - Experience Design

Como criar a animação ‘carrossel’ interativa no Adobe XD

O Adobe Xd possui diversas funcionalidades de interação, e uma delas é a ferramenta que cria, rapidamente e quase sem nenhum esforço uma animação do tipo ‘carrossel’ para as imagens e componentes dentro do seu protótipo.

Neste artigo, vamos ensinar o passo a passo para que você possa desenvolver com facilidade essa função no seu protótipo de aplicativo mobile ou desktop.

 

Como começar no mundo UI/UX Design com Adobe Xd

 

O que é o Adobe Xd?

Se trata de um software desenvolvido para as pessoas que atuam ou desejam entrar na área de User Experience e buscam por uma plataforma que seja intuitiva e fácil de usar no dia a dia. Deste modo, o Xd mostra-se extremamente eficaz para prototipagem de apps, e conta com múltiplas funções dentro de suas possibilidades de criação e interatividade.

Apesar de ser utilizado em grande escala na área de User Interface e User Experience, o Adobe Xd também ser aplicado em diversas áreas, como o design para desenvolvimento de protótipos de aplicativos ou websites e correlatas.

Com ele, é possível desenvolver do zero um protótipo totalmente interativo e fiel à versão final de um aplicativo para versão mobile ou desktop. A plataforma abrange uma vasta quantidade de ferramentas de design e também se integra com facilidade à outras ferramentas da Adobe, como o Photoshop e o Illustrator, o que agiliza ainda mais o andamento dos projetos.

 

Veja como fazer a integração do Adobe Illustrator com o Adobe Xd – sem perder a capacidade de edição – aqui

 

Além disso, o Xd também se destaca pela forma como sua plataforma é extremamente simples e intuitiva, que transformando todo o processo de criação em um fluxo rápido de navegação entre as telas, de maneira totalmente interativa e realista. Ainda, pode-se mencionar criatividade

Para aqueles que desejam ingressar no mundo do Design UI/UX, conhecer o Adobe Xd é fundamental. Isso pois este se trata de uma ferramenta extremamente poderosa para a criação de protótipos de aplicativos ou websites e, nesse sentido, traz consigo uma infinidade de possibilidades criativas.

Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio para utilizar a plataforma, o que atrai cada vez mais curiosos e profissionais que têm como objetivo desenvolver-se no ramo, que vem crescendo constantemente.

 

Quero entrar na área de UI/UX Design

 

Como criar a animação ‘carrossel’ no Adobe Xd?

i. Para estabelecer essa interação arrastável de ‘carrossel’, abra seu projeto com o protótipo de um aplicativo ou website na plataforma do Adobe XD.

*Lembrete: essa animação pode ser feita com componentes, imagens, etc.

abrir-projeto-carrossel-eng-dtp-multimidia

 

ii. Perceba no a imagem acima o posicionamento dos cartões na prancheta. É importante estabelecer uma “sensação” de continuidade, para que o usuário interaja com os elementos existentes na tela em questão.

continuidade-projeto-xd-eng-dtp-multimidia

 

iii. É possível adicionar elementos que indiquem a existência da interação. Veja um exemplo:

elementos-de-continuidade-eng-dtp-multimidia

 

iv. Selecione todos os elementos com os quais você deseja criar a animação do tipo ‘carrossel’. Para isso, pressione a tecla SHIFT enquanto clica nesses componentes.

shift-unir-elementos-eng-dtp-multimidia

 

 v. Agora que os elementos foram selecionados, vá até a ‘barra’ que contém as opções de edição, do lado direito da plataforma.

barra-xd-ferramentas-eng-dtp-multimidia

  

 vi. Nessa barra do lado direito da tela, vá até ‘TRANSFORMAR’. Lá, você poderá visualizar os ‘Grupos de Rolagem’, demarcados abaixo:

grupos-de-rolagem-xd-eng-dtp-multimidia

 

vii. Para criar uma animação de rolagem horizontal, selecione o símbolo abaixo:

rolagem-horizontal-xd-eng-dtp-multimidia

 

 viii. Ajuste a área visível utilizando as ‘alças’ azuis existentes nas laterais.

ajustar-com-alcas-xd-eng-dtp-multimidia

 

 ix. Pronto! Sua animação do tipo ‘carrossel’ já está disponível para ser visualizada.

x. Clique no símbolo de “play” para visualiza-la e interagir com o seu protótipo de app:

visualize-com-play-eng-dtp-multimidia

 

 xi. Uma janela secundária será aberta.

janela-secundaria-aberta-eng-dtp-multimidia

 

xii. ’Arraste’ com o mouse ou ‘Deslize’ com o touchpad do notebook no local da tela onde a sua interação foi posicionada.interacao-deslize-eng-dtp-multimidia

 xiii. No Adobe Xd, em poucos passos você consegue criar de forma rápida e eficaz uma animação que funciona de forma totalmente fluida!

 

Acesse aqui o protótipo criado para demonstração da função apresentada acima.

 

Para aprender ainda mais sobre o Adobe XD, participe do nosso Minicurso gratuito com emissão de certificado internacional + apostila!

INSCREVA-SE

Gostou deste conteúdo?




 

 

Isabela Scussel

Isabela Scussel

Isabela Scussel faz Graduação do curso de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política e Negócios (EPPEN) na Universidade Federal de São Paulo, e é apaixonada por tecnologias que resolvam problemas de pessoas, empresas e órgãos governamentais. Adobe Document Cloud, com Acrobat e Sign são suas especialidades.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design