Blog Tecnológico

Apostilas e cadernos de exercício com Adobe Acrobat

Diane Jey • 27 abr 2021 • Acrobat

Apostilas e cadernos de exercício com Adobe Acrobat

Utilizando a Document Cloud da Adobe é possível transformar digitalmente a forma como apresentamos a didática aos nossos alunos, trazendo praticidade, integração, facilidade em manuseio e abrindo possibilidades para uma aula remota ainda mais completa e efetiva.

Uma vantagem muito grande de se utilizar uma apostila digital compartilhada é gerar nos alunos a possibilidade de colaboração entre si, mantendo-os engajados e estimulando o contato com os colegas, e permitindo ao professor um controle maior sobre o acesso e uso do material por seus alunos.

Iremos demonstrar nesse artigo como podemos tornar um arquivo PDF em uma apostila interativa e de fácil navegação, com opções para questionários, e comentários interativos para trazer mais engajamento dos alunos e tirar dúvidas de forma rápida e prática.

Adicionando marcadores

Pegaremos então um arquivo PDF em formato de apostila que ainda não recebeu nenhum tratamento, e iremos adicionar marcadores à essa apostila para tornar a navegação mais fácil.

Caso sua apostila esteja em outro formato, podemos fazer a conversão de forma fácil ao clicar com o botão direito no arquivo dentro do Explorer e selecionando a opção “converter em Adobe PDF”:

converter-em-adobe-pdf-opcao-eng-dtp-multimidia

1. Criando um menu navegável com a opção de marcadores do Acrobat Pro DC:

Após abrir a apostila no Acrobat expanda a aba esquerda para revelar as opções de marcadores:

marcadores-do-adobe-acrobat-eng-dtp-multimidia

 

2. Clicando no ícone icone-marcador-acrobat-eng-dtp-multimidia podemos criar um novo marcador.

3. Ao clicar com o botão direito do mouse no marcador podemos selecionar um destino específico em “Definir destino”, como a página ao qual o marcador remete. Usamos esse método para definir seções de capítulos:

definir-destino-secoes-de-capitulos-eng-dtp-multimidia

Podemos ainda selecionar uma parte do texto específico no nosso índice e clicando com o botão direito do mouse, dessa forma a parte selecionada se tornará um item clicável:

item-clicavel-no-acrobat-eng-dtp-multimidia

4. Podemos definir o destino da forma citada no item 3 fazendo desse item clicável uma referência a página ou capítulo específico, e ao arrastar nosso novo marcador podemos torná-lo um marcador embutido para facilitar a visualização e separar tópicos:

exemplos-de-marcadores-eng-dtp-multimidia

5. Dessa forma conseguimos fazer uma apostila interativa e de fácil navegação para os alunos:

resultado-apostila-interativa-eng-dtp-multimidia

6. Agora iremos inserir campos na parte dos exercícios, dessa forma os alunos podem preencher suas apostilas sem a necessidade de imprimir o conteúdo ou de ter o trabalho de levar a outra plataforma para preenchimento. Dessa vez na barra direita, iremos clicar em “Mais ferramentas”:

barra-direita-mais-ferramentas-eng-dtp-multimidia

7. Agora basta clicar em preparar formulário:

clique-em-preparar-formulario-eng-dtp-multimidia

8. Temos agora uma nova barra de ferramentas:

barra-de-ferramentas-preparar-formulario-eng-dtp-multimidia

9. E, o Acrobat já identifica muitos dos campos:

identificacao-do-acrobat-eng-dtp-multimidia

10. Podemos editar os campos de texto, inserir novos campos de texto, adicionar texto, e criar botões de seleções para perguntas de múltipla escolha:

editar-campos-de-texto-eng-dtp-multimidia

Ao criarmos listas de opções e listas suspensas devemos ir na opção propriedades na aba “opções” para adicionar os itens que serão mostrados:

acrobat-propriedades-da-caixa-de-listagem-eng-dtp-multimidia

Podemos criar um botão de ação para nesse caso por exemplo limpar todas as respostas do formulário, para isso basta usar a opção “OK”, e selecionar o tipo de ação do botão na janela propriedades, na aba “ações”:

botao-propriedades-acoes-eng-dtp-multimidia

Utilizando essas ferramentas conseguimos criar provas, testes, cadernos de exercícios e mais para que sejam interativos e possam ser distribuídos facilmente aos alunos.

pdfs-internativos-acrobat-eng-dtp-multimidia

11. Uma dica para enviar provas e testes de forma segura e garantindo a identidade do aluno é por meio da opção “Solicitar assinaturas”. Usando o Adobe Sign, uma parte da Document Cloud todas as opções de campos de texto e caixas de seleção continuarão disponíveis. Basta então adicionar os e-mails dos alunos:

adicionando-email-dos-alunos-acrobat-eng-dtp-multimidia

Ainda é possível adicionar uma mensagem para ser entregue com a prova, adicionar uma senha na prova, lembretes e prazo de conclusão:

outras-opcoes-configuracao-prova-eng-dtp-multimidia

Adicione um campo de assinatura como medida de identificação do aluno.

Cada aluno receberá uma cópia da prova e após a conclusão o professor receberá cada prova respondida por e-mail.

12. Podemos usar o botão botao-de-adicionar-no-acrobat-eng-dtp-multimidia para compartilhar a apostila, um livro ou artigo com todos os alunos, e deixando a opção comentários ativo, os alunos podem interagir diretamente no documento fazendo perguntas ou adicionando observações, e o professor pode responder a esses comentários diretamente do aplicativo desktop ou mobile. É possível também adicionar um prazo para que esse documento fique disponível, garantindo controle sobre o material e seu uso:

compartilhamento-com-pessoas-acrobat-eng-dtp-multimidia

Transformamos um arquivo simples PDF em um material didático digital completo e interativo com alguns cliques.

Utilize as ferramentas Adobe para trazer a transformação digital a sua instituição de ensino também!

Gostou deste conteúdo?






Para nos enviar comentário, acesse.

 

Diane Jey

Diane Jey

Graduanda em Ciência da computação na UBC.Atuando em tecnologias de Assinatura Eletrônica como Adobe Sign.

Prvacidade e Proteção de Dados | ENG DTP & Multimídia

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS