Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power Apps: Utilizando Coleções, Imagens e envio de anexos

Juan de Sousa Rodrigues • 28 fev 2023 • Microsoft Power Apps

Power Apps: Utilizando Coleções, Imagens e envio de anexos

Utilizando alguns recursos disponíveis e o funcionamento do Power Apps veremos maneiras de armazenar imagens no aplicativo e como enviá-las por email usando anexos.

Armazenando Imagens em Coleções

Quando criamos uma coleção estamos criando uma tabela que pode ser referenciada de qualquer lugar do aplicativo. O conteúdo da tabela pode ser modificado para ser utilizado conforme a necessidade.

Obs.: Os dados armazenados em coleções ficam disponíveis por execução do aplicativo, ou seja quando o aplicativo for fechado os dados coletados serão resetados. Para armazenar os dados para uso posterior a execução é recomendado utilizar a função SaveData e LoadData.

 

Primeiro vamos começar criando uma estrutura para que usuário possa preencher com informações. Iremos adicionar três Rótulos de texto e nomeá-los.

Agora Iremos adicionar duas entradas de texto para que o usuário consiga digitar as informações quando o aplicativo estiver no modo de execução.

Para o campo da imagem iremos adicionar o controle de Adicionar Imagem esse controle vem com dois elementos: um botão para adicionar imagem e uma mídia de imagem para mostrar a imagem que foi adicionada.

Para facilitar o entendimento iremos dividir os dois elementos para uma melhor visualização.

Vamos agora adicionar um botão para colocarmos a fórmula para coletar as informações preenchidas

Utilizaremos a seguinte fórmula no campo de OnSelect do botão: Collect(info_produtos; {Produto: TextInput4.Text; Problema: TextInput4_1.Text; Imagem: UploadedImage1.Image})

Obs.: Preste atenção no nome dos controles que você está utilizando na hora de referenciar nas fórmulas

Para conseguirmos visualizar a coleção depois de criada vamos utilizar uma galeria e colocaremos no campo de fonte de dados o nome da coleção criada.

Vamos agora no modo de visualização realizar um teste.

 

Enviando email e Imagem como Anexo

Agora que já conseguimos adicionar itens e imagens na coleção iremos criar uma maneira de enviar essas imagens que armazenamos para um endereço de email, utilizaremos o ícone da galeria para isso. Primeiramente iremos trocar o visual desse ícone

Para conseguirmos utilizar o conector do Office 365 precisamos ir no painel esquerdo na parte de dados e fazer essa conexão

Para conseguirmos enviar a imagem como anexo precisamos de algumas informações extras sobre essa imagem e para isso iremos utilizar a seguinte fórmula: Collect(image_email;{Name: TextInput4_1&".jpg"; ContentBytes: Image1.Image;'@odata.type':""})

E Para enviarmos essas informações para o email desejado iremos utilizar: Office365Outlook.SendEmailV2("juanrodrigues.eng@gmail.com";Title1.Text;Subtitle1.Text;{Attachments: image_email; IsHtml: true})

Obs.: Substitua o endereço de email para um desejado que você tenha acesso para que você consiga verificar a chegada dos emails

 

A fórmula final do ícone será: Collect(image_email;{Name: TextInput4_1&".jpg"; ContentBytes: Image1.Image;'@odata.type':""})

;;Office365Outlook.SendEmailV2("juanrodrigues.eng@gmail.com";Title1.Text;Subtitle1.Text;{Attachments: image_email; IsHtml: true});;Clear(image_email)

 

Vamos verificar agora no modo exibição o resultado ao clicar no ícone de email da galeria

Gostou deste conteúdo?




 

 

Juan de Sousa Rodrigues

Juan de Sousa Rodrigues

Acadêmico de bacharelado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Piauí. Possui conhecimentos em Python para Data Science, AUTOCAD, MATLAB, Microsoft Office, Photoshop, Illustrator, Linguagem C, Power BI e Power Apps além de certificação de Eletricista Residencial e Predial com NR10 (Segurança do Trabalho em eletricidade).

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design