body { background-color: white; }
Amauri Bekesius • 23 abr 2025 • Microsoft Power BI
Este artigo é bem simples, porém, em termos de visual é muito eficiente. Aqui não se trata de uma ferramenta e sim de um dos diversos recursos “propriedades”.
Para que nossos gráficos fiquem ainda mais atrativos, iremos utilizar o Rótulo de Dados para ter esse efeito com símbolos por exemplo.
Esse recurso garante um visual bem atraente principalmente nas localidades em que temos a presença de visitantes ou mesmo nossos diversos gestores. As vezes um novo visual pode tornar nosso dashboard / relatório mais agradável. Portanto, vamos a nossa demonstração.
Passo 1:
Iremos desenvolver um simples gráfico de linhas nativo do Power BI com uma base sempre simples para melhor entendimento e visualização.
Utilizando uma base calendário e extraindo o nome dos meses com associação (comparativo) a quantidade vendida e quantidade devolvida temos:
Perceba que no Rótulo de Dados encontram-se 2 (dois) valores. O primeiro referente a quantidade devolvida e logo ao lado a quantidade vendida
Nesta segunda imagem, o mesmo gráfico só que com valores em porcentagens. Aqui utilizaremos um cálculo para que possamos com esse gráfico adicionar em seu Rótulo de Dados essas porcentagens, bem como, um ícone demonstrando na simbologia (círculo verde representando quantidade vendida e vermelho representando quantidade devolvida.
Com esse visual, fica mais interessante de ler o gráfico
Passo 2:
Agora iremos ao cálculo que permitiu a exibição tanto do valor em porcentagem, bem como, o círculo (símbolo).
Uma medida DAX para o % de devolução:
% Devolucoes =
VAR Calculo = DIVIDE([Qtde_Devolvida],[Qtde_Devolvida_ABS])
VAR Percentual = FORMAT(Calculo,"#.00%")
Onde:
Uma medida DAX para o % Vendido:
% Vendida B =
VAR Calculo_B =DIVIDE([Qtde_Vendida],[Qtde_Vendida_ABS])
VAR Percentual_B = FORMAT(Calculo_B,"#.00%")
Onde:
Estando na propriedade Rótulo de Dados escolha Título e depois Valor para colocar essas duas medidas dentro do Rótulo de Dados conforme:
Desta forma e conforme segunda imagem (acima) fica demonstrado na propriedade Rótulo de Dados a possibilidade de poder incrementar essas informações de uma maneira mais objetiva.
Conclusão:
Esses recursos são sensacionais e seus efeitos sempre impactantes. A ideia é trazer novas formas de visuais. Verificando o antes e o depois temos a preferência do analista e/ou do seu gestor.
Esses são apenas exemplos que podemos realizar de uma forma bem simples, mas cada analista deverá utilizar de seus conhecimentos para verificar a real necessidade dessas soluções. O que desejo a vocês são inspirações.