Blog Tecnológico

Filtragem de dados em SQL Server

Erick Reis • 28 mai 2021 • SQL

Filtragem de dados em SQL Server

Quando estamos falando de bancos de dados, uma parte muito importante após a criação das tabelas e a alimentação dessas tabelas com determinada informação é a parte de consulta dos dados para verificar se as informações foram implementadas de maneira correta.

Nosso objetivo hoje é aprender a realizar consultas no banco de dados SQL Server, assim como também realizar filtragens nessas consultas para que seja retornado para nós os valores que gostaríamos de especificar na nossa busca. Para nossa parte prática de hoje, utilizaremos a mesma base de dados que utilizamos no nosso artigo anterior sobre Criação e inserção de dados em SQL.

Então caso queira aprender primeiramente sobre como criar tabelas e inserir dados nessas tabelas, é aconselhável que leia o artigo anterior para um melhor entendimento.

Em casos onde estamos falando sobre selecionar dados em um banco de dados em SQL, estamos falando especificamente de um comando chamado SELECT.

Traduzindo para o português temos como tradução a palavra selecionar, que como o próprio nome diz, é através desse comando que puxamos determinado tipo de informação do banco de dados de acordo com os parâmetros impostos. Mas vamos colocar em prática para um melhor entendimento.

Com o nosso banco de dados conectado, vamos iniciar clicando com o botão direito em cima dele e selecionando a opção Nova Consulta:

/>nova-consulta-no-banco-de-dados-eng-dtp-multimidia

Note que ele abrirá um campo na parte da direita para que possamos digitar os comandos, vamos começar usando um comando que irá nos mostrar todo o conteúdo desse banco.

O comando utilizado para verificar todo o conteúdo da nossa tabela Clientes é a seguinte:

SELECT * FROM tb_clientes;


(Lembre-se que o nome da sua tabela pode ser outro, então após o FROM utilize sempre o nome da tabela que quer consultar)

Inserindo o comando e apertando a tecla F5 para ele executar, note que na parte inferior ele retornará todos os conteúdos inseridos nessa tabela:

tabela-de-clientes-sql-eng-dtp-multimidia

Ok, conseguimos fazer a consulta de toda a tabela. Mas e se alguém pedisse para que eu consultasse apenas os clientes que fossem do estado do Rio de janeiro?

Para realizarmos filtragens na nossa tabela, precisaremos utilizar um outro comando junto com o nosso SELECT, esse comando se chama WHERE.

Assim como o select para nosso idioma se torna selecionar, o Where se traduzirmos teremos onde. Ou seja, Select (selecionar) Where (onde).

Ao utilizarmos esses dois comandos, nós estamos dizendo para o banco de dados que queremos SELECIONAR determinada informação, ONDE o parâmetro seja o que estabelecermos.

Mas vamos colocar em prática para entendermos melhor o conceito:

No campo onde digitamos o nosso primeiro comando para verificarmos o conteúdo completo da tabela, vamos fazer o seguinte:

SELECT * FROM tb_clientes;       

Esse foi o nosso comando inicial, agora vamos inserir os parâmetros:

SELECT * FROM tb_clientes WHERE estado=’RJ’;     

Note que após especificarmos a tabela que queríamos consultar, foi inserido o comando WHERE para dizer que gostaríamos de fazer uma filtragem. Mas ok, que tipo de filtragem nós desejamos fazer? Uma filtragem onde a coluna Estado seja =’ RJ’

Sempre que vamos trabalhar com informações do tipo texto, é importante que levemos sempre as aspas simples e depois o texto no meio.  'RJ'

Com esse comando feito, vamos apertar F5 para ele executar nossa consulta:

executar-consulta-tabela-sql-eng-dtp-multimidia

Feito isso ele trouxe para nós somente os clientes que moravam no estado do Rio de janeiro, justamente como especificamos no comando acima.

A parte de consulta do banco de dados é tão importante quanto a criação do mesmo, pois é através das consultas que nós conseguimos verificar a informação que contem no nosso banco.

Juntamente com o uso do Where, temos inúmeros outros meios de utilizar parâmetros para especificar o tipo de informação que nós estamos buscando. No próximo artigo aprenderemos também o uso do AND e do OR.

Então não percam e nos acompanhe nessa caminhada de aprendizagem sobre o banco de dados.

Gostou deste conteúdo?






Para nos enviar comentário, acesse.

 

Erick Reis

Erick Reis

Graduando em Análise e desenvolvimento de sistemas pela FAM, apaixonado por tecnologias que envolvam análise de dados, programação, banco de dados. Atualmente atuando em tecnologias de análise de dados como: Power BI, Excel, Banco de dados.

Prvacidade e Proteção de Dados | ENG DTP & Multimídia

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS