Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: BI e o Dataverse

Erick Reis • 05 jul 2023 • Microsoft Power BI

Power BI: BI e o Dataverse

Atualmente, a análise de dados desempenha um papel fundamental nas estratégias empresariais. Empresas de diversos setores têm buscado maneiras de obter insights valiosos a partir dos dados coletados. Nesse contexto, uma ferramenta que se destaca é o Power BI, desenvolvido pela Microsoft. Trata-se de uma plataforma robusta de análise de negócios, permitindo a criação de relatórios interativos e painéis de controle dinâmicos. Agora, com a integração do Power BI ao Dataverse, uma nova dimensão na análise de dados está sendo explorada.

O que é o Power BI?

O Power BI é uma ferramenta de análise de dados desenvolvida pela Microsoft, que capacita os usuários a criar dashboards interativos, relatórios e visualizações. Ele oferece uma ampla variedade de recursos para coleta, transformação e visualização de dados, além de recursos avançados de análise e compartilhamento de informações. O Power BI permite que as empresas tomem decisões mais informadas e baseadas em dados, identificando tendências, padrões e insights valiosos.

O que é o Dataverse?

O Dataverse, anteriormente conhecido como Common Data Service (CDS), é uma plataforma de armazenamento e gerenciamento de dados desenvolvida pela Microsoft. Ele proporciona um ambiente seguro e escalável para a criação e gerenciamento de aplicativos empresariais. O Dataverse organiza e armazena dados em entidades e campos, permitindo a criação de relacionamentos complexos entre eles. Além disso, oferece recursos avançados, como segurança integrada, fluxos de trabalho automatizados e integração com outras ferramentas e serviços da Microsoft.

Integração do Power BI com o Dataverse:

A integração do Power BI com o Dataverse possibilita aos usuários acessar e analisar facilmente os dados armazenados no Dataverse diretamente pelo Power BI. Isso elimina a necessidade de exportar e importar dados manualmente entre as duas plataformas, simplificando o processo de análise e economizando tempo.

Com essa integração, os usuários podem criar relatórios interativos e painéis de controle no Power BI, utilizando os dados do Dataverse como fonte. Eles podem importar entidades do Dataverse diretamente para o Power BI, mapear campos e relacionamentos, e começar a criar visualizações ricas e insights acionáveis.

Além disso, as atualizações nos dados do Dataverse são refletidas automaticamente nos relatórios e painéis de controle do Power BI, garantindo que os usuários tenham sempre acesso às informações mais recentes. Isso é especialmente útil em ambientes empresariais em constante mudança, onde a análise em tempo real é essencial.

Benefícios da integração:

A integração do Power BI com o Dataverse traz diversos benefícios significativos para as organizações:

Acesso simplificado aos dados: Com essa integração, os usuários podem acessar diretamente os dados do Dataverse por meio do Power BI, sem precisar exportar e importar dados manualmente. Isso agiliza o processo de análise e facilita o acesso a informações relevantes.

Análise em tempo real: As atualizações nos dados do Dataverse são automaticamente refletidas nos relatórios e painéis de controle do Power BI. Isso permite uma análise em tempo real e auxilia as empresas a tomarem decisões mais ágeis e informadas.

Visualizações interativas: O Power BI oferece recursos avançados de visualização de dados, permitindo que os usuários criem gráficos, tabelas e outros elementos interativos. Em conjunto com os dados do Dataverse, isso possibilita uma análise mais aprofundada e uma compreensão mais clara dos insights.

Segurança e conformidade: Tanto o Power BI quanto o Dataverse são projetados com recursos robustos de segurança e conformidade. A integração preserva esses recursos, garantindo que os dados permaneçam seguros e protegidos durante todo o processo de análise.

A integração do Power BI com o Dataverse é uma combinação poderosa para a análise de dados. Ela permite que as organizações acessem e analisem facilmente os dados armazenados no Dataverse, criando relatórios interativos e painéis de controle dinâmicos. Com essa integração, os usuários podem obter insights valiosos, tomar decisões mais informadas e impulsionar o crescimento dos negócios. Se você busca uma maneira eficiente de explorar e analisar seus dados no Dataverse, a integração com o Power BI pode ser a solução ideal.

Por exemplo:

Vamos considerar uma empresa fictícia de varejo chamada "VarejoX" que utiliza o aplicativo de vendas "App de vendas" no Dataverse para registrar suas transações. Esse aplicativo coleta informações detalhadas sobre produtos vendidos, clientes e valores de vendas.

Através da integração entre o Power BI e o Dataverse, a VarejoX consegue aproveitar os recursos de análise do Power BI para criar um painel de controle interativo e visual para monitorar suas vendas. Vejamos como isso funciona:

Conexão de dados: A VarejoX configura a conexão entre o Power BI e o Dataverse, fornecendo as credenciais necessárias para acessar os dados. Essa conexão permite que o Power BI acesse os dados em tempo real.

Importação de dados: A partir do Power BI, a empresa realiza a importação das entidades relevantes do Dataverse, como tabelas de vendas, produtos e clientes. Essas entidades serão a base para a criação do painel de controle.

Modelagem de dados: Com os dados importados, a VarejoX realiza a modelagem no Power BI, definindo relacionamentos entre as tabelas e criando medidas personalizadas. Essa etapa aprimora a estrutura dos dados e facilita a análise posterior.

Criação de visualizações: A empresa começa a criar visualizações interativas no Power BI, usando os dados do Dataverse. Isso inclui gráficos, tabelas dinâmicas e indicadores de desempenho, que serão organizados no painel de controle.

Análise e exploração: Com o painel de controle criado, a VarejoX pode analisar e explorar os dados de vendas de diferentes perspectivas. Por exemplo, é possível visualizar as vendas por região, identificar produtos mais vendidos e avaliar o desempenho dos vendedores.

Atualizações automáticas: Como o Power BI está conectado ao Dataverse, todas as atualizações nos dados de vendas serão refletidas automaticamente nos relatórios e no painel de controle do Power BI. Dessa forma, os usuários sempre terão acesso aos dados mais recentes, sem a necessidade de atualizações manuais.

Com essa integração, a VarejoX pode obter insights valiosos sobre suas vendas, identificar tendências de mercado, otimizar suas estratégias de vendas e tomar decisões informadas para impulsionar o crescimento do negócio.

Este exemplo ilustra como a integração do Power BI com o Dataverse pode fornecer uma solução poderosa de análise de dados, permitindo uma visualização abrangente e uma compreensão mais profunda das informações empresariais da VarejoX.

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Erick Reis

Erick Reis

Graduado em Análise e desenvolvimento de sistemas pela FAM, apaixonado por tecnologias que envolvam análise de dados, programação, banco de dados. Atualmente atuando em tecnologias de análise de dados como: Power BI, Excel, Banco de dados. Erick conquistou sua Certificação em Power BI, na ENG DTP & Multimídia. E veio a se tornar um MCT em Power BI, na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design