Amauri Bekesius • 28 nov 2024 • Microsoft Excel
Iremos nos aventurar utilizando gráficos, porém, “amarrando” informações entre outras situações na Validação de Dados ou como alguns gostam de dizer Lista Suspensa. A ideia é causar um efeito onde escolhendo uma informação da validação de dados o gráfico automaticamente altere.
Através de notas atribuídas a um grupo de colaboradores e suas respectivas competências, o gráfico seja utilizado para fazer uma análise visual e não apenas os números atribuídos a esses colaboradores.
Todos nós sabemos que uma representação gráfica tem um impacto maior, portanto, vamos ao trabalho
Passo 1:
Nesta planilha notamos 10 competências e 10 analistas com notas para alguns desses analistas, conforme suas habilidades.
Bom, esta planilha surgirá gráficos como por exemplo: RADAR e LINHA
Passo 2:
Aqui temos duas validações de dados uma para escolher o analista e outra para escolher a competência. Escolhendo um analista, o gráfico de RADAR irá exibir todas as competências e suas notas atribuídas.
E no gráfico de LINHA ao escolher uma competência, o resultado das notas de todos os analistas daquela competência.
Passo 3:
Agora que vem o “ pulo do gato ”, ou seja, como faremos para que os gráficos sejam alterados conforme nossas escolhas nas validações de dados?
Temos o uso de uma função PROCX() para cada validação de dados e essa função fica atraz dos gráficos, conforme:
=PROCX($C$3;Avaliação_Desempenho!D3:M3;Avaliação_Desempenho!D4:M13;"";0)
C3 é a célula de validação de dados do analista, por exemplo.
Avaliação_Desempenho é a planilha onde estão os analistas e as questões de competências como mostradas na imagem 1
Aqui o resultado final:
Conclusão:
Com Excel 365 tenho possibilidades, funcionalidades, facilidades de trabalho na questão ganho de tempo, portanto, são detalhes que muitos não conseguem “enxergar”. Imaginam que a validação de dados do Excel 365 está diretamente ligada à planilha (de certa forma), mas com saídas estratégicas, ou seja, necessito de outra função no caso PROCX() para extrair informações escolhidas na validação de dados e quando a função PROCX() faz seu papel a área onde é colocada as informações o(s) gráfico(s) se alternam dando uma “visão mágica” que quem fez os gráficos se alternarem foi a validação de dados.
Em um seminário ou palestra, a impressão deve ser essa mesma “visão mágica”, pois na realidade, o que interessa mesmo são as informações contidas em cada gráfico, não importando para quem assisti como foi desenvolvido.
Enfim, mais uma vez, cada situação uma situação. Esses artigos são para vocês lerem e analisarem a necessidade de utilização. São exemplos simples que uso para demostrar a “facilidade” dessa e de diversas outras funções do nosso Excel 365.