Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Como o BIM auxilia no processo criativo dos arquitetos e urbanistas

Leticia Almeida • 24 fev 2022 • Autodesk BIM

Como o BIM auxilia no processo criativo dos arquitetos e urbanistas

Quando pensamos na função de um arquiteto e urbanista, a criatividade é uma das principais características que relacionamos à  esta profissão, justamente porque ela está diretamente ligada com a parte de desenvolvimento da estética do projeto e da construção mas, apesar de a criatividade ser essencial para o arquiteto, é possível que alguns profissionais não tenham tanta facilidade em desenvolver esse atributo, já que isso vai muito além de apenas executar um projeto visualmente agradável, mas engloba também soluções e propostas para o edifício de forma que ele tenha o melhor desempenho possível.

Pensando nisso, hoje iremos falar sobre um grande aliado para os arquitetos, engenheiros e projetistas em seus processos de criatividade: o BIM. Por ser uma metodologia que permite visualizações tridimensionais e que possibilita aplicações de materiais e inserção de objetos, o BIM tem sido cada vez mais utilizado para dar vida às pequenas, médias e grandes obras. Com ela, você pode por em prática os rascunhos que fez e analisar se suas ideias são, de fato, boas e visualizá-las de forma clara e objetiva.

Um dos exemplos que podemos usar é: Quem nunca iniciou um projeto que estava belíssimo em sua mente, fez a planta baixa e até mesmo alguns croquis, mas quando foi passar o desenho para o software 3D, reparou que a ideia não era lá das melhores e que, estéticamente falando, o projeto não estava na melhor de suas condições? Provavelmente você já passou por isso e sabe o quão frustrante é, ainda mais quando temos que lidar com prazos apertados. Por isso, é muito importante que usemos o BIM desde o início da execução do projeto, analisando os melhores formatos, posições e estratégias para o edifício.

O software de desenho 3D Formit, por exemplo, auxilia na fase dos estudos de volumetria do projeto, onde podemos analisar de forma clara se a volumetria do projeto está funcionando de  acordo com as características e limitações do terreno, além de ser um software mais leve e simples para uso, ou seja, ele acaba sendo um ótimo aliado para a fase inicial de criação do projeto.

Além disso, existe também o software Revit, onde você consegue analisar desde as coisas mais simples, como: "as cores das minhas paredes estão boas e ornando?" "A espessura das madeiras do meu pergolado são suficientes e estão no lugar correto?" "A estética da minha fachada é realmente bonita e está como eu imaginei?". De forma que você também consegue compreender coisas mais complicadas, como: "A posição do meu edifício está aproveitando ao máximo o conforto ambiental deste terreno?" "A estrutura do meu projeto é suficiente e vai aguentar a pressão?" "As partes hidráulicas e elétricas do meu projeto estão de acordo e corretas?", entre muitas outras características que essa metodologia proporciona.

Por isso, podemos trazer o BIM para um alto patamar e colocá-lo como um ótimo aliado para a realização de projetos arquitetônicos, afinal, é essencial que coloquemos nossa criatividade e resolução de problemas em ação, mas é essencial também que tenhamos ferramentas que simplifiquem, otimizem e agilizem as nossas tarefas dentro dessa profissão maravilhosa. A tendência é que as obras sejam cada vez mais extensas e feitas em menos tempo, ou seja, essa metodologia veio realmente para ficar e ajudar quem está projetando a ser mais criatiavo e a solucionar os principais impasses que a obra da vez está gerando.

E então? O que você está esperando para migrar para o BIM e agilizar seus processos de criação e solução?

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Leticia Almeida

Leticia Almeida

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela UNIP. Atualmente atuando como estagiária de arquitetura com foco em BIM.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design