Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Como adotar a metodologia BIM nos seus negócios

Leticia Almeida • 31 mar 2022 • Autodesk BIM

Como adotar a metodologia BIM nos seus negócios

A metodologia BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem da Informação da Construção é uma metodologia que consiste em várias ferramentas e tecnologias de representações digitais das características físicas e funcionais das construções.

Diferentemente do desenho tradicional em 2D (Autocad), que é uma representação planificada do que vai ser construído, a modelagem em BIM funciona com modelos 3D mais realistas e fáceis de assimilar, que são realmente mais fiéis ao produto que será entregue ao final.

Os modelos feitos em BIM vão muito além da representação visual, porque eles contém também informações que ajudam, por exemplo, a fazer um orçamento de obras. É possível ver e também estimar o valor que o projeto vai ter em qualquer etapa.

Se você ainda sente alguma dificuldade ou dúvida sobre como iniciar nessa incrível ferramenta, iremos listar alguns tópicos que vão te nortear:

 

  1. Analise em que posição a sua equipe de trabalho se encontra:

Antes de qualquer coisa, é essencial parar e analisar em que posição a sua equipe se encontra. É possível que algum integrante já possua algum conhecimento em BIM e que possa ajudar nessa transição de software. Por isso, é muito importante estudar todas as possibilidades, forças e fraquezas que sua atual equipe possui e, então, começar a por os próximos passos em prática.

 

  1. Selecione o software que melhor se adequa ao seu trabalho:

O AEC Collection da Autodesk oferece diversas ferramentas fundamentais no mercado da arquitetura, engenharia e construção, oferecendo um ótimo desenvolvimento para a execução das diversas etapas de projeto. Entretanto, se essas ferramentas não estiverem conectadas de forma correta, isso pode desencadear mais problemas do que soluções. Por isso, é essencial que você tenha um ou mais programas bem definidos e que sejam usados de acordo com as necessidades do seu escritório/empresa.

 

  1. Invista em treinamentos:

É fundamental investir em treinamentos que preparem a sua equipe para poder fazer o uso eficiente do software. Existem muitos conteúdos gratuitos disponíveis em plataformas digitais que realmente são muito úteis, entretanto é recomendável que apenas uma metodologia de ensino seja escolhida para a equipe toda, para que dessa forma todos estejam sintonizadaos e o trabalho em equipe seja de fato otimizado.

 

  1. Aprenda na prática:

É necessário também que haja o incentivo por parte do coordenador de projetos para que a equipe realmente pratique e comece a projetar dentro do software escolhido. Antes mesmo de adquirir a licença do software e a começar a fazer o treinamento, é recomendável iniciar um projeto piloto dentro do Revit, por exemplo, para começar a se familiarizar.

 

  1. Não retroceda:

Por fim e mais importante: não retroceda. É fato que implantar uma nova metodologia num escritório ou em uma empresa não é uma tarefa fácil, mas com a equipe inteira engajada nesse propósito, os resultados serão cada vez melhores e irão crescer exponencialmente. Por isso, por mais difícil que pareça ser a princípio, continue firme e logo a sua equipe e os seus negócios estarão melhores e cada vez mais bem-sucedidos.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Leticia Almeida

Leticia Almeida

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela UNIP. Atualmente atuando como estagiária de arquitetura com foco em BIM.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design