Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: BI e o Gartner Group em 2023

Erick Reis • 23 mai 2023 • Microsoft Power BI

Power BI: BI e o Gartner Group em 2023

Hoje em dia fala-se muito sobre análise de dados e o termo Inteligência de negócio (BI), pois são tópicos que tem chamado a atenção das empresas.

Mas você conhece a origem e o porquê esse termo tem virado destaque nos últimos anos?

O termo BI foi ressaltado pela primeira vez em 1958 por Hans Peter Luhn, um pesquisador da IBM, em um artigo intitulado "A Business Intelligence System".

Neste artigo, Hans Peter Luhn definiu BI como "a capacidade de compreender as relações entre os fatos apresentados de tal maneira que guiam a ação em direção a um objetivo desejado".

No entanto, o uso do termo se popularizou no final da década de 1980, quando as empresas começaram a utilizar tecnologias de análise de dados para ajudar na tomada de decisões estratégicas. Desde então, BI tornou-se um termo comum na indústria e tem sido amplamente utilizado em muitos contextos empresariais para descrever a análise de dados e a geração de insights, ou ideias, para ajudar na tomada de decisões.

E dentro desse contexto, nós temos diversas plataformas que podem ser utilizadas para se trabalhar o conceito de BI para a tomada de decisões. Mas dentre elas nós temos também a que é a “queridinha” do mercado, e é nesse momento que entra o Microsoft Power BI.

Desde o seu lançamento em 2017, temos acompanhado a enorme e evolutiva jornada que o Microsoft Power BI veio tendo ao longo desse período até os dias atuais.

Isso porque o Power BI vem sendo líder na segmentação para análise de dados desde o seu lançamento, sendo o foco de diversos usuários e empresas justamente por toda facilidade que ele disponibiliza para os usuários.

E o ano de 2023 não foi diferente, isso porque de acordo com o Gartner Group, o Power BI continua sendo a ferramenta líder na sua segmentação de análise de dados.

Mas quem é o Gartner Group e o que esses estudos apontam para nós?

O Gartner é a empresa líder mundial em consultoria e pesquisa em tecnologia da informação. Foi fundada em 1979 por Gideon Gartner, e sua sede corporativa está localizada em Stamford, Connecticut.

O Gartner Group foi uma das primeiras empresas de consultoria a promover o uso de tecnologias de análise de dados para ajudar na tomada de decisões empresariais. Em um relatório publicado em 1989, o Gartner Group usou o termo "Business Intelligence" para descrever um conjunto de tecnologias e práticas que as empresas poderiam utilizar para coletar, analisar e apresentar informações relevantes para a tomada de decisões de negócios, mesmo conceito que vimos sendo dito anteriormente por Hans Peter.

 A empresa possui escritórios em outras partes da América do Norte e Europa, Ásia-Pacífico, Oriente Médio, África, América Latina e Japão.

A Gartner é tão importante que, hoje, ela é negociada publicamente na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) sob o símbolo de ações “IT”. As divisões corporativas da Gartner incluem Pesquisa, Programas Executivos, Consultoria e Eventos. As duas principais ferramentas de visualização e análise de dados da empresa são o Quadrante Mágico e o Ciclo de Hype.

Quadrante Mágico do Gartner:

 

O quadro do quadrante mágico é uma ferramenta metodológica e de visualização de pesquisa usada para monitorar e avaliar o progresso e a posição de uma empresa em um mercado de tecnologia específico.

Nesse método de análise, quanto mais a tecnologia estiver no canto superior direito maior é sua tendência evolutiva.

Basicamente, o Gartner usa uma matriz para ilustrar os pontos fortes e as diferenças entre as empresas. Os relatórios de pesquisa gerados podem ajudar os investidores a encontrar empresas que atendam às suas necessidades e ajudar a comparar seus concorrentes no mercado.

E algo interessante é que pegando o histórico desde o seu lançamento em 2017, o Power BI no ano de 2023 continua liderando como a principal ferramenta de BI do mercado.

Por isso empresas e pessoas têm optado tanto por utilizar o Power BI, os estudos gerados pelo Gartner possuem uma enorme credibilidade no mundo da tecnologia. Isso faz com que responsáveis da área de TI assinem a folha anual do Gartner para que possam ter essas informações em primeira mão.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Erick Reis

Erick Reis

Graduado em Análise e desenvolvimento de sistemas pela FAM, apaixonado por tecnologias que envolvam análise de dados, programação, banco de dados. Atualmente atuando em tecnologias de análise de dados como: Power BI, Excel, Banco de dados. Erick conquistou sua Certificação em Power BI, na ENG DTP & Multimídia. E veio a se tornar um MCT em Power BI, na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design