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Amauri Bekesius • 26 fev 2025 • Microsoft Excel
Apesar de “antiga” e pelas minhas caminhadas noto que esta função é pouco usada ou desconhecida pela maioria dos usuários. Devido a isso resolvi escrever este artigo com exemplos para ficarem entusiasmados e começarem a usufruir.
É difícil precisar quando foi introduzida no Excel, mas está disponível desde pelo menos 2007, sendo extremamente versátil utilizarei em uma planilha pequena. Portanto, vamos ao passo a passo conhecer e entender sua funcionalidade.
PASSO 1:
Para melhor entendimento da função, segue sua sintaxe:
Num de Índice ? Valor a ser procurado
Valor_01 Valor que será retornado como se fosse uma matriz;
Valor_02 Valor que será retornado como se fosse uma matriz;
Valor_03 Valor que será retornado como se fosse uma matriz;
E assim sucessivamente
A ideia desta função ESCOLHER() é criar uma série de retornos para facilitar seu uso, ou seja, na planilha abaixo referente a avaliação temos 5 notas e ao digitar ou escolher através de um menu suspenso, as descrições dessas notas automaticamente aparecem.
Para exemplificar melhor utilizei as funções SES() e PROCX() demonstrando que o mesmo resultado se dará por conta do uso da função ESCOLHER(). Portanto, utilizando a função SES():
Função PROCX():
Conforme tabela de notas, ao digitar uma delas o texto da descrição aparece conforme nossa primeira imagem:
PASSO 2:
Aqui deverá aparecer o mesmo resultado adicionando a função ESCOLHER():
Vamos aos detalhes deste exemplo:
C5 ? É o número de índice, ou seja, o valor a ser pesquisado;
As células Q5, Q6, Q7, Q8 e Q9 ? São as descrições de acordo com as atribuições das notas.
Desta forma o resultado deverá ser exatamento o mesmo, conforme nossa primeira imagem.
PASSO 3:
Neste passo apenas outro exemplo, agora sem código conforme imagem abaixo:
Tenho uma tabela de Cidades já em ordem alfabética (não necessariamente) que para a função ESCOLHER() processa seu respectivo código de forma automática e sequencial, sendo a primeira cidade o código número 1, a segunda cidade o código número 2 e assim sucessivamente.
Nesta mesma imagem ao lado digito aleatóriamente um código e com a função ESCOLHER() a respectiva cidade aparece. E se por um acaso digitar um código que não faz parte da lista, uma frase aparecerá avisando com a ajuda da função SEERRO().
Agora a função ESCOLHER():
Como já havia dito, F3 a célula de pesquisa e as demais a localização de cada cidade.
E a mesma função com a ajuda da função SEERRO(). Aqui dividi em linhas para melhor visualização:
=SEERRO(
ESCOLHER(F3;B4;B5;B6;B7;B8;B9;B10;B11);
"Essa cidade não consta na lista")
Conclusão:
Com esse exemplo e a versatilidade espero que consigam utilizar o dinamismo dessa função ESCOLHER(), onde em uma única “tacada” tenho a possibilidade de obter diversos resultados instantaneamente.
Enfim, mais uma vez, cada situação uma situação. Esses artigos são para vocês lerem e analisarem a necessidade de utilização. São exemplos simples que uso para demostrar a “facilidade” desse e de diversos outros recursos do nosso Excel 365.