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Excel 365: Cruzamentos

Amauri Bekesius • 03 jun 2025 • Microsoft Excel

Excel 365: Cruzamentos

É muito comum estando com uma, duas, três planilhas, ocorrer em determinado processo, o cruzamento dessa(s) planilha(s) chegando à extração de “novas” informações, para tanto, existem diversas funções que representam a mesma informação “cruzada”.

Neste último domingo (02/03/2025 – carnaval), fui procurado para solucionar um problema desses, onde de 2 informações distintas em duas planilhas, trouxesse uma outra informação, ou seja, o cruzamento de duas informações, gerando uma terceira.

Até então este “cruzamento“ estava sendo feito à “mão” (olhando em uma posição depois em outra posição realizando o cruzamento e achando a terceira informação - copiando e colando).

Acho que muitos de vocês já fizeram isso e não estou criticando uma vez que pelo desconhecimento de funções para auxiliar, está certo fazer manualmente. O que importa mesmo é entregar a tarefa e ponto final. Porém, novas tarefas sempre vão chegar e o tempo ficando cada vez mais escasso para tanta coisa. Neste caso, iremos demonstrar com 4 (quatro) funções como podemos cruzar informações extraindo desse cruzamento a informação conforme:

 

PASSO 1:

Aqui a planilha com regiões, meses e seus respectivos valores. Ao lado, a possibilidade da escolha de uma região e um respectivo mês. Ao fazer estas escolhas, aparecerá o valor respectivo com esse cruzamento.




Nesta imagem, mês: outubro e região: Norte. No cruzamento, o valor em destaque, no caso 79.

Em outra parte da planilha, duas validações de dados (uma para a escolha da região e outra para escolha do mês, sendo:



Pois bem, como automatizar essa simples tarefa?

PASSO 2:

 

Com os itens acima iremos desenvolver 4 (quatro) funções que deverão extrair a mesma informação. Mas por que tantas funções? A ideia é mostrar diversas alternativas e não ficarmos em apenas uma (muito limitado), quero aqui diversificar.

 

No primeiro exemplo estou utilizando nosso bom e velho PROCV() fazendo a junção com a função CORRESP()

 

PROCV(L4;B3:H8;CORRESP(K4;B3:H3;0);0)

 

Detalhes:

 

  1. L4 é a célula de procura que refere-se à região do país;
  2. B3:H8 pertence ao intervalo da base como um todo;
  3. A função CORRESP() neste exemplo respeita à posição onde a região escolhida encontra-se;
  4. A célula K4, relaciona-se ao mês escolhido através da lista suspensa (validação de dados);
  5. B3:H3, estão os meses dispostos na horizontal conforme imagem acima e por fim a correspondência exata, ou seja, 0 (zero).

 

Agora o mesmo resultado com a função PROCX()

 

PROCX(K4;C3:H3;PROCX(L4;B3:B8;C3:H8))

Detalhes:

 

  1. K4 é a célula de procura que refere-se ao mês;
  2. O intervalo C3:H3 refere-se aos meses dispostos na horizontal;
  3. E outra função PROCX() (aninhada) para escolhermos a linha onde: L4 está a região a ser procurada – B3:B8 as regiões e C3:H8 a planilha como um todo.

 

Na continuação dos exemplos, a função BDEXTRAIR(), aqui uma função extremamente antiga que durante minha caminhada junto com MS-Excel nunca vi alguém utiliza-lá (diga-se de passagem, muito mais fácil de utilizar). Vamos a ela:

 

BDEXTRAIR(B3:H8;K4;L3:L4)

Detalhes:

 

  1. B3:H8 a base propriamente dita;
  2. K4 é a célula de procura que refere-se ao mês;
  3. O intervalo L3:L4 que consiste na palavra Região que consta na planilha (cabeçalho) e o respectivo nome da região sendo escolhida na lista suspensa (validação de dados).

Por fim, a junção das funções ÍNDICE() + CORRESP()

 

ÍNDICE(B3:H8;CORRESP(L4;B3:B8;0);CORRESP(K4;B3:H3;0))

 

Detalhes:

 

  1. B3:H8 a matriz (base propriamente dita), solicitada pela função ÍNDICE();
  2. Em seguida uma função que corresponde a linha onde encontra-se a região;
  3. Em seguida uma outra função que corresponde agora à coluna onde encontra-se o mês.

Pronto, a “mágica” está feita, o resultado final:




Imagem completa:




Conclusão:

Com esse exemplo espero que consigam utilizar o dinamismo dessas funções e verificar a possibilidade de uso, onde tenho alternativas de obter o mesmo resultado com diversas funções.

Enfim, mais uma vez, cada situação uma situação. Esses artigos são para vocês lerem e analisarem a necessidade de utilização. São exemplos simples que uso para demostrar a “facilidade” desse e de diversos outros recursos do nosso Excel 365.

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Amauri Bekesius

Amauri Bekesius

Formado em Administração de Empresas com Pós Graduação em Engenharia de Software, Certificado pela Microsoft com o titulo de Microsoft Ofice Specialist, e com certificação em Excel 365.

Instrutor em tecnologias Excel e Power BI há mais de 15 anos.

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